Vida Eu Quero


COORDENAÇÃO:Primeira-dama Ana Lúcia Centeno Tavares
PÚBLICO ALVO:
Sociedade como um todo, mas, principalmente, crianças e adolescentes em idade escolar.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo e histórico, sua utilização remonta a períodos muito antigos. Diversas culturas, das mais variadas regiões do mundo tem consumido drogas em seus rituais religiosos e culturais desde tempos remotos até a atualidade.
No entanto, o que observamos atualmente é que o consumo de drogas tem assumido proporções cada vez maiores, principalmente nos grandes centros urbanos, e sua utilização é cada vez mais voltada a idéia de fuga da realidade, busca por prazer imediato e também pelo fácil acesso.
Essa verdadeira “epidemia” que hoje configura o consumo e o tráfico de drogas, v em se constituindo em um verdadeiro “câncer” para nossas cidades, gerando violência, criminalidade, desestruturando famílias e um grande custo para o Estado no tratamento de dependentes químicos que muitas vezes não conseguem se livrar do vício.
Existem variados tipos de drogas, com diferentes efeitos por elas produzidos, e é na adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família – que muitas vezes as pessoas deixam-se levar pela curiosidade e acabam por se inserir no mundo das drogas. Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: jovens, alunos, pais, educadores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos: físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

JUSTIFICATIVA:
O projeto "Vida eu Quero, Drogas Tô Fora!" surgiu da união de todas as Secretarias Municipais com o intuito de afastar os jovens do mundo das drogas. Vivemos hoje em uma sociedade que é vitimada pelo tráfico. Em 2009, 90% dos casos de homicídios ocorridos em Guaíba tinham vítimas que eram usuárias ou vendiam drogas. O comparativo entre 2008 e 2009 mostra que a posse e venda de entorpecentes aumentaram. Em 2008 Guaíba registrou 19 ocorrências de venda de drogas, enquanto que em 2009 o número subiu para 27. O mesmo aconteceu em relação a posse, em 2008 foram 44 registros, para 57 em 2009. Tendo em vista essa realidade, o poder municipal propõe executar ações que visem a valorização da vida como atitude de prevenção ao uso de drogas.
Por conta deste quadro, a Prefeitura, em todas as suas partes, une forças para enfrentar o problema das drogas em diversas esferas diferentes, buscando atuar de forma ampla para poder diminuir a incidencia de casos de violência produzidos pelas drogas em nosso municipio.
Um dos ensinamentos que releva da história da prevenção das toxicodependências é o de que não existem soluções simples para problemas sociais complexos. Dito de outro modo, não é possível prevenir o uso/abuso de drogas recorrendo a abordagens lineares e reducionistas como as que se baseiam unicamente no pressuposto de que as informações acerca das drogas constituem um obstáculo suficientemente poderoso para que o jovem se abstenha de consumir drogas. 1
Somente com o esforço conjunto de toda a sociedade poderemos combater esse grande problema que é as drogas, e é com este espírito agregador e contanto com a colaboração de todos que o projeto “Vida eu Quero, Drogas to Fora!” pretende atuar, criando uma verdadeira rede, capaz de agregar diversos seguimentos com apenas um objetivo: promover a vida longe dos perigos devastadores das drogas.
1 NEGREIROS, Jorge. O Futuro da Prevenção das toxidependências. Disponível em http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0117&area=d12&subarea=d12A Acesso 12/08/2010